A Paraíba está em festa. O título da Série D, obtido neste domingo pelo Botafogo-PB, foi o primeiro Campeonato Brasileiro (de qualquer divisão) conquistado pelo estado na história. É a 15ª unidade federativa do Brasil a ter o privilégio de atingir este êxito. O Nordeste já tinha faturado uma das principais competições nacionais com cinco estados diferentes. Alagoas, Piauí e Sergipe são os únicos representantes da região que ainda não tiveram o gostinho de levantar um caneco de tamanha importância.
O Nordeste ainda tem boa chance de conquistar a Série C deste ano. Santa Cruz-PE e Sampaio Corrêa-MA estão na semifinal e seguem na briga pelo título. Mas ainda têm como concorrentes o Luverdense-MT e o Vila Nova-GO, respectivamente. O Sampaio tem inclusive a peculiaridade de ser o único clube brasileiro que conquistou três divisões diferentes: B, C e D.
Este ano a Série D completou a sua quinta edição. Curiosamente, cinco estados diferentes ficaram com o troféu: Pará (São Raimundo), Ceará (Guarany de Sobral), Minas Gerais (Tupi), Maranhão (Sampaio Corrêa) e Paraíba (Botafogo).
Minas Gerais, o estado campeão de tudo
A Federação Mineira é a única que tem representantes campeões em todas as divisões. Atlético-MG e Cruzeiro faturaram a Série A. O Galo também conquistou a Série B, assim como América-MG, Uberlândia e Villa Nova. O Coelho levou a taça da Série C em 2009. Por fim, o Tupi sagrou-se campeão brasileiro da Série D em 2011.
Veja o mapa do Brasil marcado com os títulos nacionais por estado:
Nenhum comentário:
Postar um comentário