Por: Ribinha da Farmacia Abrantes
Pela nona vez na temporada, quinta consecutiva e 35ª na carreira: Sebastian Vettel. O alemão fez sua parte e venceu neste domingo o GP do Japão, dando mais um importante passo na direção do tetracampeonato de Fórmula 1. No entanto, Fernando Alonso terminou a prova com sua Ferrari na quarta posição e adiou a definição do campeonato.
A diferença entre os pilotos, que era de 77 pontos antes da corrida em Suzuka, subiu para 90. Com isso, restando quatro etapas, o alemão da Red Bull precisa apenas terminar o GP da Índia na quinta colocação para garantir matematicamente o título por antecipação. A disputa será realizada em 3 de novembro.
CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL DE F1
PILOTO
PONTOS
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
297
2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
207
3. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
177
Mark Webber, que largou na pole, e Romain Grosjean, um dos destaques deste domingo, completaram o pódio no Japão. O francês chegou a brigar diretamente pela vitória ao pular para a liderança logo na primeira curva, mas sua Lotus não resistiu ao ritmo dos rivais da Red Bull.
Saindo do quinto lugar, Felipe Massa fez corrida apagada. Prejudicado por um drive-through por ter excedido a velocidade nos boxes, o brasileiro acabou apenas na décima colocação. Nico Hulkenberg, seu principal rival por uma vaga na Lotus na temporada 2014, foi novamente bem com a Sauber e terminou em sexto.
Grosjean pula para a liderança na primeira curva
A expectativa na largada do GP do Japão era ver se Vettel atacaria Webber na primeira curva, uma vez que a dupla da Red Bull dividiu a primeira fila. Ambos não esperavam, porém, que Grosjean começasse a prova com tudo. Vindo do quarto lugar, o francês precisou de poucos metros para assumir a ponta.
Vettel rouba liderança no fim
Com estratégias diferentes de pit stop, o piloto da Lotus se alternou a liderança com os dois da Red Bull até a 41ª volta. Depois da última rodada nos boxes, Vettel deixou Grosjean para trás e caminhou tranquilo para a vitória. Webber até poderia ameaçá-lo, mas teve muita dificuldade em deixar o francês para trás – só conseguiu fazê-lo na abertura do 52º giro.
Alonso mantém campeonato aberto
A participação de Alonso no GP do Japão foi discreta. O suficiente apenas para manter o Mundial 2013 aberto. O espanhol precisava chegar pelo menos em oitavo para evitar o tetra antecipado de Vettel e acabou em quarto.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO GP DO JAPÃO 2013:
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – 53 voltas
2. Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 7s129
3. Romain Grosjean (FRA/Lotus) – a 9s910
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 45s605
5. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – a 47s325
6. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – a 51s615
7. Esteb.an Gutierrez (MEX/Sauber) – a 71s630
8. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 72s023
9. Jenson Button (ING/McLaren) – a 80s821
10. Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 89s263
11. Paul Di Resta (ESC/Force India) – a 98s572
12. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) – a 1 volta
13. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) – a 1 volta
14. Adrian Sutil (ALE/Force India) – a 1 volta
15. Sergio Perez (MEX/McLaren) – a 1 volta
16. Pastor Maldonado (VEN/Williams) – a 1 volta
17. Valtteri Bottas (FIN/Williams) – a 1 volta
18. Charles Pic (FRA/Caterham) – a 1 volta
19. Max Chilton (ING/Marussia) – a 1 volta
- Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – abandonou
- Giedo Van der Garde (HOL/Caterham) – abandonou
- Jules Bianchi (FRA/Marussia) – abandonou
Fonte: Lance Net
Nenhum comentário:
Postar um comentário