Bem Vindo ao Blog do Son!!!

sábado, 13 de novembro de 2010

BAHIA VENCE E VOLTA A ELITE!!!

LÚCIO TÁVORA/AGÊNCIA A TARDE/AE

Adriano (e), artilheiro do Bahia, comemora um de seus gols diante da Portuguesa

CORITIBA, BAHIA E FIGUEIRENSE VOLTAM A PRIMEIRA DIVISÃO, AGORA RESTA SOMENTE 01 VAGA QUE SERÁ DISPUTADA ENTRE AS EQUIPES DO AMERICA-MG, PORTUGUESA E SPORT.

Após sete anos longe da elite, o Bahia finalmente retornou à primeira divisão do futebol brasileiro neste sábado. O acesso veio após uma convincente vitória pelo placar de 3 a 0 diante da Portuguesa, que ainda briga por uma vaga no G-4. O atacante Adriano, com dois gols ainda no primeiro tempo, foi o responsável por iniciar a festa no lotado estádio de Pituaçu, que contou com cerca de 32 mil torcedores. O zagueiro Nen fechou o placar com um gol nos acréscimos.

Depois de cair para a Série B no ano de 2003, o Bahia foi além em 2005 e foi rebaixado para a terceira divisão. Porém, a equipe baiana conseguiu retornar à divisão de acesso em 2008 e, dois anos depois, finalmente volta à Série A do Campeonato Brasileiro. "É muita emoção, é muita felicidade. Nossa equipe demonstrou muita força e não tinha como ficar de fora da Série A não", comemorou o lateral Ávine.

Com a vitória, o Bahia chega aos 65 pontos, confirma sua presença no G-4 e de quebra facilita o acesso do Figueirense, que também garantiu uma vaga na elite com este resultado. O time baiano, agora, é o único que pode tirar o título do Coritiba (70). Para que isto aconteça, são necessários dois triunfos do Bahia e duas derrotas do time paranaense nestas últimas rodadas. Caso o Coritiba empate um destes confrontos, a decisão iria para o saldo de gols.

Já a Portuguesa, que estaciona nos 56 pontos, complica seu possível retorne à elite, mas segue com chances. A disputa pela quarta vaga agora ficou restrita entre o time rubro-verde, o América-MG (59) e o Sport (56). Nas duas últimas partidas, a equipe paulista terá pela frente o Ipatinga, no estádio do Canindé, e o próprio Sport, na Ilha do Retiro, na 38ª e última rodada da Série B.

Um dos destaques desta Série B, Adriano iniciou a festa em Pituaçu logo aos 6min de jogo. O atacante foi lançado por Ávine na grande área e bateu de perna direita na saída de Weverton. Em seguida, o Bahia seguiu pressionando e Adriano chegou ao seu 14º gol na competição, se isolando na artilharia da equipe. Desta vez, o camisa 9 pegou sobra de escanteio e arriscou de fora da área; a bola desviou em Preto Costa e foi para as redes, aos 25min.

“Vamos manter a seriedade porque a Portuguesa é um time muito bom. Precisamos de um pouquinho mais de seriedade no passe porque temos condições de ampliar”, declarou o técnico Márcio Araújo, na saída para o intervalo. “A gente não pode ter dois erros assim. Precisamos colocar a bola no chão para reagir”, respondeu o volante Gláuber, da Portuguesa. Logo no início da etapa final, aos 4min, o Bahia teve grande chance de ampliar.

Adriano invadiu a área e foi empurrado pelo zagueiro Preto Costa. Pênalti. Porém, o atacante Jael mandou nas mãos do goleiro Weverton no canto direito e desperdiçou sua segunda penalidade consecutiva (havia perdido contra o Coritiba, no mesmo Pituaçu, na terça-feira retrasada). O pênalti perdido, porém, não tirou a alegria dos torcedores, que apoiaram Jael e começaram a gritar seu nome.

Já a Portuguesa aproveitou a cobrança desperdiçada pelo atacante do Bahia para crescer na partida. O time rubro-verde começou a pressionar o adversário em seu campo e as chances começaram a aparecer. Dodô, em lindo chute colocado defendido pelo goleiro Omar, e Fabrício, em finalização por cima do gol, da pequena área, assustaram os aficionados presentes no estádio de Pituaçu, que aos poucos foram diminuindo a cantoria.

Diante de tanta pressão, o goleiro Omar começou a se destacar e fez mais duas ótimas defesas; uma em chute de Marco Antônio e outra em cobrança de falta do lateral Paulo Sérgio. Ciente da dificuldade que seu time passava, a torcida do Bahia voltou a empurrar a equipe aos gritos de “vamos subir esquadrão” e assim o Bahia completou a vitória com um gol do zagueiro Nen, já nos acréscimos da partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário