Bem Vindo ao Blog do Son!!!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

STJD exclui CSP da Copa do Brasil e dá vaga ao Sousa!!!

 sousa-esporte-clube-escudo9867O Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiu nesta quinta-feira, por 6 votos a 1, pela exclusão do CSP/PB da disputa da Copa do Brasil de 2013, por irregularidade na competição que classificou à equipe para o torneio nacional. Assim, o Sousa herda a vaga do rival e enfrenta o Coritiba na primeira fase, em data ainda a ser definida pela CBF.

Estréia no Marizão. A CBF já marcou o jogo de ida para 17 de abril, no Estádio Marizão, em Sousa. Se houver a partida de volta, será no dia 25 de abril, no Couto Pereira.

No entendimento dos magistrados, houve o descumprimento do regulamento da Copa do Brasil, "em um caso com uma sucessão de erros": da Federação Paraibana, por ter confirmado a competição mesmo com três clubes; da CBF, por omissão, e do próprio Sousa, que entrou com recurso fora do prazo previsto.

O atraso do clube paraibano, inclusive, foi uma das linhas de argumentação da federação local. "O torneio seletivo pela Federação não foi organizado apenas com três clubes, isso só aconteceu pela desistência de outros dois. O que a Federação iria fazer com os três que já haviam se organizado para o torneio? Então, em respeito a esses três clubes, a Federação deu sequência à disputa. Nada foi feito às escondidas. Todos estavam sabendo, inclusive a CBF", explicou a advogada Patrícia Saleão.

Entenda o caso - Há uma semana, o Sousa entrou na Justiça para a inclusão de sua equipe na tabela da CBF. Após analisar as informações enviadas pelo jurídico do clube, o presidente do STJD, Flávio Zveiter, despachou pedido de cancelamento da partida entre CSP e Coritiba, que seria nesta quinta-feira, mesma data do julgamento do caso.

O Campinense, campeão paraibano de 2012, assegurou a primeira vaga do estado. Para a segunda, a Federação Paraibana organizou um torneio onde o campeão estaria automaticamente classificado para representar a Paraíba na última vaga disponível. No torneio, cinco clubes foram inscritos: Treze, Botafogo, CSP, Atlético de Cajazeiras e Cruzeiro de Itaporanga, mas os dois últimos desistiram próximo do início da competição.

O jurídico do Sousa então destacou que apenas três clubes participaram da competição, uma irregularidade, pois, já que o Regulamento Geral da Competição prevê o mínimo de quatro clubes participante para um torneio classificatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário