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domingo, 24 de março de 2013

VETTEL VENCE COM ULTRAPASSAGEM POLÊMICA!!!

Por: Ribinha da Farmacia Abrantes

ribinha na farmacia

Por duas voltas, o GP da Malásia fez todo mundo esquecer o sono, levantar da arquibancada, do sofá, da cama, de onde estivesse.

Começou na 44ª, terminou na 46ª: um duelo lindíssimo entre Vettel e Webber.

Briga acirrada, no limite da segurança. Rodas separadas por milímetros. Carros lado a lado por curvas e curvas. Cena antológica, a melhor disputa dos últimos tempos da F-1.

Deu Vettel, que acabou ganhando a corrida. Mas isso tornou-se quase um detalhe.

Minha impressão é que a lembrança que as pessoas levarão desta corrida será a disputa entre os pilotos da Red Bull. Se você dormiu e não viu, dê um jeito de ver.

(Dica: o Sportv mostra o VT da corrida às 12h.)

Foi a 27ª vitória de Vettel, que assim empata com Stewart como o sexto piloto com mais vitórias na história da F-1.

A Webber, coube conformar-se com o segundo posto. Hamilton fechou o pódio.

A corrida foi boa, bem boa.

Choveu antes da largada, e todo mundo foi para a largada com os pneus intermediários.

Os primeiros metros foram intensos. Alonso saiu bem, mas tocou a traseira de Vettel na segunda curva e danificou a asa dianteira. Massa largou mal, tentou evitar toque e perdeu posições. Webber ficou na cola do espanhol. Raikkonen caiu de 10º para 13º.

O top 10 na primeira volta, Vettel, Alonso, Webber, Hamilton, Button, Massa, Rosberg, Pérez, Sutil e Hulkenberg.

Por pouco tempo. Porque, instantes após fechar os primeiros 5.543 m da corrida, Alonso viu a asa ir pro espaço. Foi pra brita, abandonou.

A pista foi secando, secando e, na quinta volta, Vettel foi o primeiro a entrar nos boxes e trocar os pneus. Optou pelos médios, os compostos mais macios à disposição no final de semana.

Massa entrou logo a seguir e fez a mesma opção.

Começou, então, o corre-corre nos boxes, com todo mundo entrando para trocar pneus.

O momento mais bizarro do GP veio então com Hamilton: ele entrou nos boxes da McLaren e levou alguns instantes até perceber o erro. Saudades?

Também merece nota a opção de Webber. Enquanto todo mundo lá na frente colocou os pneus médios, ele escolheu os duros.

Para ajudar, o australiano ainda voltou à frente de Vettel, que enfrentou tráfego.

Após esta primeira rodada de pits, o top 10 tinha Webber, Vettel, Hamilton, Rosberg, Button, Hulkenberg, Massa, Grosjean, Perez e Raikkonen.

Tudo dava certo para Webber. Mesmo com os pneus duros, ele conseguia tempos melhores do que Vettel. Na 19ª volta, tinha 2s1 sobre o companheiro.

Foi então que a Red Bull chamou o australiano para os boxes. Peraí… Ele tinha feito o primeiro pit duas voltas depois de Vettel, estava com os pneus mais duros e em ótimo ritmo de corrida. Parou por quê?

A resposta veio um pouco mais tarde…

Massa e Grosjean pararam na 21ª volta. O brasileiro optou pelos duros. Hamilton entrou na 22ª. Vettel entrou na 23ª e também colocou os pneus duros.

Então, veio a tal resposta.

Vettel começou a virar mais rápido do que Webber. Grudou no australiano. E, na 28ª volta, lançou pelo rádio: “Mark está muito lento. Tirem-no do meu caminho”.

A equipe retrucou: “Seja paciente, só estamos na metade da corrida”. Foi quase um “calma, meu filho, a gente já está resolvendo isso pra você”.

Na 30ª volta, Van der Garde abriu a terceira janela de pits. Bianchi e Hamilton pararam logo depois.

Webber entrou na 32ª. Vettel entrou na seguinte, mas a estratégia da Red Bull não deu certo. O alemão perdeu tempo nos boxes e voltou atrás do companheiro _e de Hamilton.

Na 35ª, Button entrou, fez sua parada, mas a equipe não apertou direito sua roda dianteira direita. Ele parou no pit lane e precisou ser resgatado pelos mecânicos para voltar à pista. Corrida destruída pro inglês.

Na 38ª, Vettel grudou em Hamilton, abriu a asa e passou no final da reta. Tomou o segundo lugar. Novamente, a luta ficou direta entre os pilotos da Red Bull.

Cinco voltas depois, Vettel entrou. Na volta seguinte, foi a vez de Webber.

Aconteceu, então, o grande momento.

Vettel veio voando pela reta, enquanto o australiano deixava os boxes.

Os dois se encontraram na primeira curva. E fizeram praticamente duas voltas lado a lado, separados por quase nada. Vettel tentava, Webber se defendia. Por pouco, por muito pouco, o toque não aconteceu.

Pelo rádio, a equipe pedia calma a Vettel.

Mais: pediu para que ele não arriscasse. Webber, por seu lado, reclamava da agressividade do companheiro.

Não teve jeito. Vettel ignorou as mensagens e resolveu no braço o que a estratégia da equipe não fez por ele: tomou a liderança.

Sensacional.

Logo depois, a Mercedes impediu outro lance parecido. Embora Rosberg se esforçasse para atacar Hamilton, a equipe pediu para que ele não tentasse. O alemão obedeceu, infelizmente.

Brawn saiu da Ferrari, mas a Ferrari não saiu dele.

O top 10 na linha de chegada: Vettel, Webber, Hamilton, Rosberg, Massa, Grosjean, Raikkonen, Hulkenberg, Pérez e Vergne.

Para não passar em branco: corrida muito apagada de Massa.

Com o resultado, Vettel passa para a liderança do campeonato, com 40 pontos.  Raikkonen tem 31 e Webber, 26. Depois aparecem Hamilton (25), Massa (22) e Alonso (18).

No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 66 pontos, contra 40 de Lotus e Ferrari.

As imagens da saleta antes do pódio deixaram evidente que o clima na Red Bull ficou pesado. Webber estava inconformado.

Mas isso é problema deles. Os torcedores agradecem o que viram.

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